São consideradas portadoras de doenças causadas por disseminação mecânica de patogénicos diversos tais como esporos de fungos, bactérias, vírus, etc., nas pernas e corpo, adquiridas quando percorrem esgotos e lixeiras ou outros lugares contaminados.
Assim, certas bactérias, vírus ou fungos podem causar gastroenterites e surtos diarreicos, quando através das Baratas, sua saliva ou excrementos entram em contato direto com alimentos ou utensílios de uso humano, como copos, talheres, bandejas, panelas, etc.
As doenças transmitidas podem ser: Peste bubónica (Pasteurella pestis), Disenteria (Shigella alkalescens), Infecções urinárias (Pseudo aeruginosa), Abcessos (staphylococcus aureus), Infecções intestinais (Salmonella anatis), Gastroenterites (Paracolobacterium aerogenoides, Salmonella morbificana).
Além disso, podem conter patogénicos dentro de seu corpo (como protozoários) que podem, eventualmente, causar doenças. São assim, por exemplo, hospedeiros intermediários de vários vermes que infestam mamíferos e aves. Galinhas, patos e outras aves que se alimentam de Baratas, podem infestar-se destes parasitas enquanto as devoram.
Os excrementos e pele resultantes de suas mudas podem provocar reacções alérgicas tais como o lacrimejamento, erupções cutâneas em pessoas mais sensíveis.
Estas evidências são suficientemente fortes para justificar o seu controle, pois a sua presença constitui uma ameaça para a saúde Humana, perda de imagem perante os Clientes, mal-estar dos funcionários, contaminação e deterioração de algumas mercadorias e alimentos.
PRINCIPAIS ESPÉCIES:
Blattella Germanica :
Adultos, cor castanho; medem cerca de 10-15 mm de comprimento; as asas nas fêmeas cobrem todo o abdómen, nos machos não cobrem o final do abdómen.
Ninfas: aspecto semelhante ao adulto, não possuem asas e normalmente são mais escuras.
Cápsulas de ovos (ootecas): medem cerca de 7-9 mm, têm cerca de 40 ovos.
Temperatura preferida: 30ºC.
Período de incubação dos ovos encapsulados: 17-35 dias.
Duração da fase de ninfa: 6-31 semanas.
Período de vida de um adulto: 14-26 semanas.
Quantidade de descendentes por ano:aproximadamente 20.000 (incluindo a 2ª geração).
Habitat ideal: locais quentes e secos com acesso a água.
Periplaneta Americana :
Adultos: cor castanho avermelhada, medem cerca de 35-40mm de comprimento, as fêmeas são mais robustas.
Ninfas: aspecto semelhante ao adulto, não possuem asas e com listas mais pronunciadas.
Cápsulas de ovos (ootecas): medem cerca de 8-10 mm, têm cerca de 16 ovos.
Temperatura preferida: 27ºC.
Período de incubação dos ovos encapsulados: 37-109 dias.
Duração da fase de ninfa: 7-31 semanas.
Período de vida de um adulto: 13-45 semanas.
Quantidade de descendentes por ano:aproximadamente 600 a 800 (incluindo a 2ª geração).
Habitat ideal: locais quentes e secos com acesso a água.
TÉCNICAS PARA CONTROLE DE BARATAS:
Depois de realizada a etapa de inspeção, e apresentadas sugestões para adequação da área física e de rotinas, inicia-se a etapa de controle químico.
1ª. Etapa: Identificação da praga alvo para escolha do produto químico a ser empregado. Assim como as pragas tem diferentes hábitos e comportamentos, também os defensivos têm diferentes formas de ação. Escolher o produto adequado é essêncial para obter-se a eliminação da infestação.
2ª. Etapa: Todos os produtos empregados são licenciados pela ANVISA para uso domissanitário, e permitem o reingresso no local após, no máximo, 04 horas da aplicação.
3ª. Etapa: Atomização com equipamento Atomizador que alcança 25 metros com velocidade de 300 km/ h em redes de esgoto, pluviais, gordura e caixas secas, Nebulização com equipamento Elétrico UBV (ultrabaixo volume) para melhor residual e aplicação espacial. Pulverização com equipamento Pulverizador de aço inox de compressão previa, Polvilhamento de redes Elétricas e Aplicação de Gel.