São aves de origem Européia, encontradas no mundo todo, com exceção das regiões polares. Chegaram ao Brasil no século XVI e se adaptaram muito bem aos centros urbanos, principalmente por encontrarem abrigos e fontes de alimento fáceis.

Ciclo De Vida

Nos centros urbanos podem viver aproximadamente de 3 a 5 anos, e em condições de vida silvestre 15 anos. A fêmea faz os ninhos com materiais que encontra na redondeza de seus abrigos, e põe de 1 a 2 ovos que são incubados por um período de 17 a 19 dias. No nosso clima, em boas condições de abrigo e alimento podem ter de 4 a 6 ninhadas por ano.
Apesar de simbolizarem a Paz, as pombas são consideradas pragas urbanas devido a sua característica obnóxia, justamente pelo fato de serem hospedeiros de diversos organismos que causam prejuízos à nossa saúde. Além disso, as pombas causam danos materiais decorrentes da deposição de suas fezes nos mais diversos tipos de construções, em materiais industrializados, em depósitos de maquinarias.
Os pombos adaptaram prontamente a este tipo de ambiente por três razões básicas para sua sobrevivência.
Oferta abundante de abrigo: As arquiteturas urbanas de edifícios, monumentos e obras de engenharia apresentam grande quantidade de frestas, beirais e saliências que simulam perfeitamente o habitat natural destas aves em desfiladeiros e penhascos.
Ausência de predadores: A ausência ou o pequeno número de aves de rapina (os principais predadores dos pombos) em área urbana impede o controle natural destas populações possibilitando, ainda, uma maior sobrevivência de animais fracos e doentes que se tornam reservatórios e disseminadores de doenças.
Grande quantidade de fontes de alimentação disponíveis: A grande disponibilidade de alimento, seja devido ao lixo e restos de alimento acumulados, seja pela alimentação fornecida pelo homem (através de grãos, farelos, entre outros) contribui para a alta reprodução e também para a manutenção de animais mais fracos e doentes que serial eliminados naturalmente, caso as fontes de alimentação fossem menores como no ambiente selvagem. Em quatro estudos já realizados em todo o mundo está comprovado que a disponibilidade de alimentação é fundamental para a dispersão da população.

Doenças Que Podem Ser Transmitidas Por Pombos:

Toxoplasmose - pode causar cegueira, aborto até a morte, Erisipela, Candidíase e Aspergilose. Estas doenças são transmitidas ao homem principalmente por vias respiratórias, através da inalação das fezes secas depositadas em caixas armazenadas, no chão, em beirais, em máquinas, ou em qualquer outro local defecado.

Criptococose - micose profunda, cujo agente etiológico, Criptococus neoformans, tem afinidade pelo sistema nervoso central. Os sintomas são: febre, tosse, dor torácica, podendo ocorrer também cefaléia, sonolência, rigidez da nuca, acuidade visual diminuída, agitação, confusão mental. São transmitidas através da inalação de poeira contendo fezes de pombos contaminadas pelos agentes etiológicos.

Histoplasmose - micose profunda, cujo agente etiológico, Histoplasma capsulatum, tem afinidade pelo sistema respiratório. Os sintomas que podem ocorrer variam desde uma infecção assintomática até febre, dor torácica, tosse, mal estar geral, debilidade, anemia, etc. São doenças oportunistas: o indivíduo pode ou não desenvolver a doença, dependendo de seu estado de saúde.

Ornitose - doença infecciosa aguda, cujo agente etiológico, Chlamydia psittasi, tem afinidade pelo sistema respiratório superior e inferior. Os sintomas são: febre, cefaléia, mialgia, calafrios, tosse.

Salmonelose: doença infecciosa aguda, cujo agente etiológico, Salmonela typhimurium, tem afinidade pelo sistema digestivo. Alguns dos sintomas são: febre, diarréia, vômitos, dor abdominal. É transmitida através da ingestão de alimentos contaminados com fezes de pombos contendo o agente etiológico.

Dermatites - são provocadas pela presença de ectoparasitas (ácaros) na pele, provenientes das aves ou de seus ninhos.

Piolhos - outra forma de contaminação é através dos piolhos dos pombos.

Como Manter Higienizado O Local Onde Habitam
Na limpeza de parques, praças, forros, calhas ou qualquer outro local que apresente fezes, restos de ninhos, ovos e penas, devem ser usados sempre luvas e máscara ou pano úmido sobre o nariz e a boca. Nunca remover a sujeira a seco, para evitar a inalação de poeira. Proteja sempre os alimentos do acesso das aves.

Além De Doenças, Causam Outros Problemas.

Entupimento de calhas; apodrecimento de forros de madeira; danos a monumentos históricos, em antenas de TV, em pintura de carros (devido à acidez de suas fezes); contaminação de grãos; acidentes aéreos ou terrestres. 

TÉCNICAS DE REPELÊNCIA E FECHAMENTO FÍSICO:

Atomização e Desinsetização para o controle dos piolhos.
Remoção dos ninhos, ovos e filhotes.
Aplicação de pasta repelente em área de pouso.
Fechamento físico com tela de aço em locais de aceso e abrigo.
Instalação de espículas.

Garantia dos serviços de repelência de 05 (cinco) anos.  

Pombos

Pombos

Dedetização Gold Service

Barreira Física

Barreira Física

Dedetização Gold Service

Barreira Física

Barreira Física

Dedetização Gold Service

Barreira Física

Barreira Física

Dedetização Gold Service

Repelência

Repelência

Dedetização Gold Service

Pombos

Pombos

Dedetização Gold Service

Limpeza do Local

Limpeza do Local

Dedetização Gold Service

Caixa D água Contaminada

Caixa D água Contaminada

Dedetização Gold Service